Será inaugurada no final da manhã desta sexta-feira (9), com cerimônia para convidados, a nova recepção dos hospitais Nossa Senhora da Conceição e Criança Conceição, ambos do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre. O amplo espaço, de 600 metros quadrados e com climatização, proporcionará mais segurança no controle de acesso aos dois prédios e também mais conforto para pacientes e acompanhantes.
A reforma no local onde antes funcionava uma agência bancária foi realizada pela empresa Ducatti Engenharia, durou 19 meses e custou cerca de R$ 6,5 milhões, provenientes do orçamento da instituição. Na área envidraçada, que funcionará 24 horas por dia, o mobiliário e os computadores são novos.
Quem chegar deve se dirigir a um dos dois conjuntos de guichês para identificação, que contará com novo sistema operacional, incluindo câmeras fotográficas. Um crachá permitirá a entrada com passagem por catracas. Há também dois guichês para alta e liberação de pacientes, além de uma entrada para funcionários.
A recepção atual seguirá em uso, adaptada ao novo modelo de operação, para quem se dirigir a ambulatórios e banco de sangue. O projeto inclui ainda a renovação do jardim interno que liga os dois hospitais, uma área ao ar livre com jardins e bancos de madeira para descanso. O total revitalizado, em ambientes internos e externos, é superior a 3 mil metros quadrados.
— Temos a certeza de que é uma melhoria significativa para controle de acesso e segurança. Deixaremos um legado para os pacientes. Tínhamos antes uma estrutura precária, agora está uma estrutura adequada — afirma Cláudio Oliveira, diretor-presidente do GHC.
O fluxo de público nos dois hospitais, por dia, é estimado em 10 mil pessoas, incluindo colaboradores, pacientes e familiares.