A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira (5) que a vacina Comirnaty, da Pfizer, contra a covid-19, seja aplicada como dose de reforço ao esquema vacinal primário em crianças a partir de cinco anos e adolescentes. A alteração na alteração de posologia foi solicitada em junho deste ano e resultará na inclusão dessa faixa etária na bula do produto.
Antes dessa decisão da agência, a aplicação da dose de reforço (terceira dose) já estava autorizada para os maiores de 18 anos. Para oferecer a autorização, a Anvisa avaliou dados clínicos enviados pela empresa e concluiu que os benefícios da alteração de posologia superam os riscos na aplicação da dose de reforço nessa faixa etária.
Antes de iniciar a aplicação, o Ministério da Saúde ainda precisa emitir uma nota técnica a respeito do uso do imunizante na faixa etária inclusa. A vacina Comirnaty, em uso no Brasil, está registrada junto à Anvisa desde 23 de fevereiro de 2021.
A agência destacou que a as vacinas contra a covid-19 têm apresentado, de forma geral, o decaimento dos anticorpos com o tempo, justificando a avaliação periódica da necessidade de aplicação de doses de reforço, com o objetivo de manter níveis adequados de anticorpos capazes de neutralizar o vírus causador da doença.