Mais de uma semana após o recebimento de um lote do Instituto Butantan, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de cerca de 1 milhão de doses da Coronavac aos estados e Distrito Federal. A previsão é de que a entrega seja finalizada até o fim desta semana.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que estima receber cerca de 46 mil doses do imunizante contra covid-19 ainda nesta terça-feira (27). As vacinas serão encaminhadas à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi-RS). Já a distribuição será feita a partir da avaliação de estoques e necessidades de cada município.
O Rio Grande do Sul tem cerca de 282 mil crianças na faixa etária de três e quatro anos. Quando o Ministério da Saúde autorizou a utilização desses imunizantes para esse público, o Estado tinha 85 mil doses em estoque.
Na Capital, a aplicação de primeiras doses está suspensa para crianças de três e quatro anos por falta de estoques desde o final de agosto, porém, as que necessitam da segunda dose têm a imunização garantida. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda não tem previsão para retomar a aplicação de primeiras doses. O último lote destinado ao Rio Grande do Sul foi recebido em março.
A partir dos seis meses
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina contra a covid-19 da Pfizer para crianças entre seis meses e quatro anos. Este é o primeiro imunizante que pode ser aplicado em menores de três anos no Brasil.
O Ministério da Saúde ainda não deu início ao debate para a inclusão do imunizante no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Uma reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI Covid-19) nesta sexta-feira (30) foi cancelada e ainda não há previsão de novo encontro dos técnicos envolvidos no tema.