A prefeitura de Porto Alegre prevê retomar na próxima segunda-feira (3) a aplicação de primeiras doses da CoronaVac para crianças de três e quatro anos. O serviço está suspenso desde o fim de agosto por falta de estoques — neste período, apenas as crianças que precisavam da segunda aplicação estavam sendo imunizadas.
Nesta sexta (30), a Capital recebe 4.560 doses do imunizante para primeiras doses nesta faixa etária. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), assim que as doses chegarem, elas serão separadas e distribuídas para os pontos de vacinação. O processo leva, pelo menos, um turno.
Ainda conforme a pasta, a procura pela imunização de crianças dessa faixa etária era baixa mesmo quando havia vacinas disponíveis. Isso levou a prefeitura, inclusive, a reduzir o número de pontos de vacinação, para evitar desperdício de doses.
Distribuição no Estado
Um lote com cerca de 46 mil doses de CoronaVac chegou ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (29), enviado pelo Ministério da Saúde. A distribuição de metade delas, 23,1 mil, está ocorrendo nesta sexta — são doses destinadas apenas a primeiras aplicações.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os imunizantes ficaram disponíveis para retirada pelas coordenadorias regionais às 10h. O início da vacinação depende da organização de cada município. Conforme a SES, a população gaúcha de três e quatro anos é de 283.222, sendo que 36.972 já receberam a primeira dose, o que representa 13,1%.
GZH consultou dez cidades da Região Metropolitana para saber sobre os estoques da CoronaVac. Em Cachoeirinha, a aplicação de primeiras doses foi suspensa por duas semanas, mas foi retomada nesta sexta. Em Guaíba, a previsão é retomar o serviço na próxima semana. As demais informaram não ter havido restrição.