O Hospital Regional de Santa Maria fez a primeira cirurgia neurológica de alta complexidade, na última quinta-feira (15), com um procedimento para a retirada de um tumor da base do crânio de um paciente. A cirurgia durou sete horas e foi realizada pelo chefe de área do hospital, Rodrigo Tavares, e pelo o neurocirurgião Gustavo Isolan, do serviço de Neurologia e Neurocirurgia, com auxílio da equipe de enfermagem.
De acordo com Isolan, este tipo de procedimento necessita de tecnologias de última geração, como um aspirador ultrassônico, por exemplo, oferecidas pelo Hospital Regional.
O procedimento se soma a outros serviços que fazem parte da ampliação do atendimento do hospital neste ano. Em maio, começaram os atendimentos em traumato-ortopedia de média complexidade. No final de julho, o atendimento de neurologia e neurocirurgia, além da abertura de mais 20 leitos. Em 17 agosto, duas cirurgias de bloqueio prolongado do sistema nervoso foram as primeiras de média complexidade realizadas nas duas especialidades na unidade.
Histórico
A instituição na região central do Estado começou a ser idealizada em 2003 e foi inaugurada em 2018, com o atendimento em ambulatórios. Em 2020, os primeiros leitos de internação foram abertos para receber pacientes com covid-19, inicialmente com leitos clínicos e, depois, também de UTI. Na inauguração do bloco cirúrgico, em outubro de 2021, foi anunciado que seriam realizados procedimentos de baixa e média complexidade em três áreas: clínica geral, vascular e torácica. Além disso, foi projetado que, neste ano, seriam realizados atendimentos em outras áreas, como traumatologia, cardiologia e neurologia.