A manhã deste sábado (13) foi de movimento intenso no Trecho 3 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre. Mas não era só de pessoas passeando — muita gente que estava lá aproveitou para colocar em dia o check-up da saúde vascular.
Em parceria com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o Hospital Mãe de Deus ofereceu gratuitamente exames ecodoppler de carótidas, aferição de pressão e massagens rápidas. Especialistas em saúde vascular também deram orientações sobre como prevenir doenças como ateroesclerose, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma da aorta abdominal, trombose, dentre outras..
O evento, nomeado de Blitz da Saúde Vascular e o Check-up Vascular, ocorreu das 9h às 13h. A ação foi alusiva à campanha Agosto Azul Vermelho e ao Dia do Cirurgião Vascular, celebrado na próxima segunda-feira (15). Foi feito, ainda, o lançamento oficial do Núcleo de Tratamento de Varizes do Mãe de Deus. Além de Porto Alegre, também receberão a blitz as cidades de Passo Fundo e Santa Maria.
Segundo o cirurgião vascular Régis Angnes, do Hospital Mãe de Deus, o ecodoppler de carótidas é fundamental para se rastrear possíveis entupimentos nas artérias que vão para o cérebro.
— Com o ecodoppler, conseguimos fazer o mapeamento e o rastreamento de quem tem entupimento nessas artérias e conseguimos evitar que o paciente tenha um derrame. Pessoas com hipertensão arterial, diabetes, quem é fumante e quem tem o colesterol alto devem fazer anualmente esse exame a partir dos 60 anos — indica Angnes.
Quando algum entupimento é detectado, se o problema está em sua fase inicial, pode ser tratado apenas com medicamentos. Em casos mais avançados, o paciente precisa passar por uma cirurgia ou pela colocação de stent.
O médico alerta que, após a pandemia, tornou-se especialmente importante prevenir problemas vasculares:
— A covid-19 foi extremamente trombogênica. Se a pessoa teve trombose, é importante que ela tenha orientação sobre o tempo de uso do anticoagulante, sobre a realização de exames com ecodoppler para saber se a trombose evoluiu, sobre o uso de meia elástica e sobre qual o exercício adequado para o emagrecimento.
As orientações nos casos de trombose são importantes, conforme Angnes, para que não se tenha uma úlcera ou uma ferida na perna que impeça a pessoa de trabalhar, por exemplo.