Estão abertas, desde segunda-feira (11), as inscrições para cursos online e gratuitos focados em saúde planetária. Oferecidas pelo TelessaúdeRS-UFRGS, as capacitações foram reconhecidas internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, a partir disso, serão relançadas nesta sexta-feira (15). A temática aborda a relação entre a saúde humana e planetária, considerando os problemas crescentes causados pelas mudanças climáticas.
Os cursos estão disponíveis na plataforma de ensino a distância Moodle TelessaúdeRS. As inscrições vão até os dias 11 e 12 de novembro, e as aulas podem ser realizadas até o final de 2022, no ritmo que for conveniente ao aluno. A qualificação é totalmente gratuita, incluindo a emissão de certificado. Qualquer pessoa pode se inscrever em qualquer um ou em todos os cursos.
As capacitações disponíveis são Saúde Planetária para Atenção Primária, voltado para médicos da atenção primária, e Curso Online sobre Saúde Planetária, que tem como público-alvo estudantes de graduação, profissionais de saúde e a qualquer pessoa interessada no tema. Este último está disponível em Português e Inglês. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ead@telessauders.ufrgs.br.
Na nova edição do curso de saúde planetária voltado para a Atenção Primária à Saúde haverá um novo módulo, sobre migrações, realizado pela professora e pesquisadora associada à Universidade de Ghent e à Harvard Medical School, Charlotte Scheerens.
A iniciativa faz parte do TelessaúdeRS-UFRGS, que conta com o suporte gerencial da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), em parceria com a Planetary Health Alliance, de Harvard, e a Organização Mundial de Médicos de Família e Comunidade (WONCA). Após o reconhecimento internacional, os cursos serão relançados na próxima sexta-feira (15), em evento online, às 17h pelo canal do Youtube do TeleRS.
Os cursos estão sendo relançados depois que a OMS destacou as capacitações como exemplos positivos sobre a aprendizagem de saúde planetária. O reconhecimento veio a partir de uma carta aberta lançada às universidades sobre a importância das mudanças climáticas na educação em saúde.
O documento em questão apresenta uma pesquisa que destaca a falta de programas educacionais para futuros médicos com essa temática, em todo o mundo. O alerta para o tema vem em decorrência da relação direta entre a saúde humana, a saúde planetária e os problemas crescentes causados pelas mudanças climáticas.
O evento de relançamento será online, às 17h pelo canal do Youtube do TeleRS, e terá a participação do representante da Planetary Health Alliance - PHA, Carlos Faerron Guzmán, e da representante da WONCA Environment, médica de família e comunidade, Mayara Floss, uma das idealizadoras do curso. A apresentação ficará por conta do professor e coordenador científico do TelessaúdeRS-UFRGS, Marcelo Gonçalves.