Seis capitais brasileiras começam a vacinar, nesta segunda-feira (18), crianças de três anos ou mais contra a covid-19. De acordo com o portal G1, Fortaleza (CE), São Luís (MA), Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Salvador (BA) são as cidades que começaram a imunização do novo público.
No Rio de Janeiro, a aplicação das doses para as crianças com quatro anos começou na última sexta-feira (15) e continua até terça-feira (19). A partir de quarta-feira (20), começa a vacinação de quem tem três anos.
O Rio Grande do Sul ainda não começou a imunização das crianças dessa faixa etária. Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) pediu que os municípios encaminhassem o quantitativo de doses de CoronaVac remanescentes. Segundo a pasta, a maioria das cidades já manifestou não ter mais doses deste imunizante em estoque.
A SES confirmou também que não há mais vacinas deste imunizante no Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), uma vez que todas as doses foram distribuídas às cidades. A CoronaVac foi utilizada para completar o esquema vacinal dos adolescentes, já que havia falta de imunizantes da Pfizer.
A vacinação de crianças de três e quatro anos teve início depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na última quarta-feira (13), o uso da CoronaVac para esse público. Até então, apenas crianças com idade a partir de cinco anos eram vacinadas no Brasil.