O Parque Estadual Lake of Three Fires, em Iowa, nos Estados Unidos, foi temporariamente interditado para os banhistas. A prevenção ocorre após um homem ter sido infectado por uma ameba rara que atinge o cérebro e pode levar à morte. As informações são da CBS News.
O parasita possivelmente entrou no corpo do homem através de seu nariz, método comum de infecção de doenças em pessoas que nadam em rios ou lagos. O fato aconteceu na sexta-feira (8), segundo as autoridades de saúde, e o enfermo está internado no hospital local.
O Departamento de Saúde Pública e Serviços Humanos de Iowa fechou o lago após o homem ser diagnosticado com meningoencefalite amebiana primária, uma infecção rara e geralmente fatal causada pela ameba Naegleria fowleri. “O fechamento é uma resposta preventiva a uma infecção confirmada da ameba em um residente com exposição potencial recente enquanto nadava”, diz a nota.
Especialistas estão estudando a água do local para confirmar a presença da doença no lago. Segundo eles, os resultados podem demorar alguns dias para apresentar uma resposta.
Para o pesquisador do Centro de Descoberta de Drogas da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, Christopher Rice, a infecção cerebral possui um diagnóstico difícil e ameaçador:
— É o pior parasita do mundo que conhecemos porque causa uma patologia devastadora — afirmou ao canal CBS News.
Conforme os dados registrados pelo Departamento de Saúde, acredita-se que seja o primeiro caso descoberto da infecção no Iowa.
Outros casos de infecção
Em setembro de 2021, uma criança de seis anos morreu pela infecção de uma ameba em um parque aquático, no Estado do Texas. A vítima também contraiu meningoencefalite. Não foi divulgado o tipo de ameboide.
Segundo o Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a taxa de mortalidade da doença é superior a 97%, conforme as estatísticos do órgão norte- americano. Somente quatro pessoas sobreviveram às infecções de um total de 154 indivíduos nos últimos 60 anos.