O número de novos casos de dengue em Porto Alegre caiu pela metade de uma semana para a outra. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgado nesta quarta-feira (1º), foram 685 notificações na semana retrasada. Já na semana passada, o montante caiu para 321 novos casos.
Conforme a Vigilância Epidemiológica, essa redução está relacionada à sequência de dias frios, que contribui para a diminuição da circulação do mosquito transmissor da doença. No entanto, quatro bairros de Porto Alegre seguem com alta infestação por Aedes aegypti: Mário Quintana, Medianeira, Jardim Lindoia e Santa Rosa de Lima. Além destes, dez estão em situação de alerta, 11 com infestação moderada e 20 com infestação baixa.
Até agora, a prefeitura contabiliza 2.504 casos confirmados de dengue e quatro mortes em 2022. No mesmo período do ano passado, eram apenas 77 casos confirmados e nenhum óbito.
Mesmo com a projeção de baixa no quantitativo de novos casos, por conta da proximidade do inverno, os serviços de saúde da Capital seguem em alerta. Todos os casos sintomáticos devem ser notificados e manejados clinicamente como casos prováveis, para evitar o agravamento dos sintomas e um desfecho negativo. Casos graves devem ser comunicados imediatamente à Vigilância.