O cantor Justin Bieber publicou um vídeo em sua conta no Instagram na sexta-feira (10), explicando que foi diagnosticado com síndrome de Ramsay Hunt. A condição ocorre por conta de uma infecção no nervo auricular, causada pelo vírus herpes-zóster, que resulta em paralisia no lado do rosto afetado.
Na publicação do artista, é possível ver um dos lados de seu rosto paralisado durante a gravação. Bruno Netto, médico otorrinolaringologista, membro do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, detalhou as principais dúvidas sobre a síndrome.
Veja abaixo o material divulgado pela assessoria de imprensa do Hospital, em parceria com o especialista.
O que é a Síndrome de Ramsay Hunt, que paralisou o rosto de Justin Bieber?
— Trata-se de um vírus muito comum, conhecido por ser o causador da catapora, e a maioria das pessoas tem o primeiro contato com ele ainda na infância. Porém, depois de infectar o indivíduo e causar uma infecção primária, o vírus permanece no organismo e assume um comportamento silencioso, podendo causar exacerbações ao longo da vida que se manifestam por meio de doenças como o Herpes-Zóster ou como a Síndrome de Ramsay Hunt — explica Netto.
Esse quadro clínico é caracterizado por paralisia facial, dor de ouvido e lesões vesiculosas (bolhas) na pele da orelha. É causada pela reativação do vírus varicela zoster, que é um tipo de vírus da herpes humano, segundo o médico.
A Síndrome de Ramsay Hunt é transmissível?
— Como a maioria dos indivíduos têm contato com o vírus ainda na infância, seja por infecção ou pela vacinação, em geral já há imunidade estabelecida na vida adulta. Por isso, as principais causas de desencadeamento da doença são situações que comprometam o nosso sistema imunológico (como idade avançada, neoplasias, diabetes, estresse e ansiedade), favorecendo a reativação viral — esclarece o médico otorrinolaringologista, ressaltando que a transmissão do vírus varicela-zóster ocorre por contato direto com as lesões ou por secreções respiratórias.
A Síndrome de Ramsay Hunt é comum?
De acordo com o especialista em otorrinolaringologia, a Síndrome de Ramsay Hunt é pouco frequente. Embora a paralisia facial tenha uma incidência maior, com 30 casos a cada 100 mil habitantes, estima-se que somente 15% são caracterizadas como Ramsay Hunt. Por este motivo, o tratamento da síndrome deve ser o mais precoce possível.
— O ideal é que o paciente receba os primeiros cuidados dentro das 72 horas iniciais, desde o começo dos sintomas. Quanto mais tarde for iniciado o tratamento, maior a chance de permanecerem sequelas, como paralisia facial, perda auditiva, alterações de paladar e tontura — adverte Netto.
Como prevenir os efeitos da Síndrome de Ramsay Hunt?
— Uma vez que a maioria das pessoas possui o vírus latente no organismo, o mais importante é manter hábitos saudáveis e que cooperem para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico — recomenda o médico otorrinolaringologista.
O que fazer, caso tenha paralisia facial?
— O quadro de paralisia facial caracteriza uma urgência. Todo o paciente que perceber esta alteração deve procurar atendimento médico imediatamente — conclui o médico Bruno Netto.
As equipes de Emergência e do Serviço de Otorrinolaringologia buscam trabalhar conjuntamente para acolhimento e manejo rápido dos casos de paralisia facial, uma vez que o diagnóstico correto e o início precoce do tratamento são essenciais para prevenir sequelas e proporcionar a recuperação completa dos pacientes, conforme afirma o especialista.
A última recomendação do médico otorrinolaringologista Bruno Netto, é que, em caso de dúvidas ou necessidade de atendimento, a pessoa deve procurar a emergência hospitalar imediatamente.