Em uma campanha intensa para conseguir aumentar os estoques de sangue que atingiram nível crítico desde o começo do ano, o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) conta com uma estrutura pronta para receber doadores diretamente na instituição, mas que não é utilizada desde 2018 por falta de uma equipe especializada.
A reportagem de GZH esteve no prédio na terça-feira (14) para acompanhar uma ação referente ao Dia Mundial do Doador de Sangue, que abordava visitantes e incentivava a doação. Durante a visita às geladeiras onde ficam os estoques, foi constatada uma sala com três cadeiras especiais para realizar coletas, que estava fechada.
Preparado para ser um espaço dedicado à doação de sangue, o local começou a receber voluntários em fevereiro de 2011 e foi desativado em agosto de 2018. Questionada, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre afirmou que "existe um projeto em análise para reativação do Banco de Sangue do HPS, desativado desde 2018. A ideia é que a captação seja feita no HPS e o processamento no Hemocentro". A pasta também confirmou que está avaliando "a viabilidade financeira-assistencial desse projeto".
A prefeitura diz que esse estudo começou de forma mais consistente em março deste ano, mas não há previsão de conclusão. Enquanto isso, pacientes que precisam de sangue no hospital dependem de voluntários que possam ir ao Hemocentro do Estado e destinem a doação diretamente ao HPS, caso contrário, o sangue pode ser encaminhado para outros pacientes.
Atualmente, o estoque do banco de sangue é considerado criticamente baixo no hospital. A quantidade atual do tipo O positivo, que é o mais requisitado, tem ficado com cerca de sete a nove bolsas, quando o ideal seria de 35.
Em casos de atendimentos de urgência como os que são recebidos no HPS (lesões de acidentes de trânsito e ferimentos por arma de fogo e por arma branca), são necessárias até oito bolsas de sangue de imediato, algo difícil no cenário atual.
Se o Banco de Sangue estivesse operando, estima-se que poderiam ser realizadas, em média, 600 transfusões por mês. Nesse plano, se houvesse dez doações por cadeira, o estoque receberia 30 bolsas por dia.
Como ajudar o HPS
Para doar sangue ao HPS, o doador deve se dirigir ao Hemocentro de Porto Alegre (Avenida Bento Gonçalves, 3.722), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, informando que a doação é para o Hospital de Pronto Socorro.
Os requisitos para doação:
- Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ter autorização do responsável. E a idade limite de 69 vale para quem já doou pelo menos uma vez na vida;
- Estar em boas condições de saúde;
- Não estar em jejum;
- Peso mínimo: 50 kg;
- Portar e apresentar documento de identidade oficial com foto;
- Observações:
- Pessoas com tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios, etc) devem aguardar 12 meses a contar da data do procedimento;
- Pessoas que receberam dose da vacina contra gripe devem devem aguardar 48 horas para a doação. Após a vacina contra Covid-19, o intervalo mínimo deve ser de oito dias;
- Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar 30 dias após o início dos sintomas ou da coleta do teste positivo, caso assintomáticas.