O primeiro dia da aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 para idosos acima de 70 anos registrou um grande movimento e filas na manhã desta quinta-feira (5), em Porto Alegre — na prática, esta é a quarta dose de imunizante para este público. No Shopping João Pessoa, cerca de 100 pessoas formavam uma longa fila e esperavam cerca de uma hora para tomar o imunizante no início da manhã.
Conforme os atendentes, já era esperado um movimento maior. Na quarta-feira, um dia depois que a Secretaria Estadual da Saúde (SES), autorizou a aplicação da quarta dose para essa faixa etária, houve procura por parte dos idosos.
Quem estava aguardando ansiosamente pela chamada segunda dose de reforço era a professora aposentada Liegis Pires, 73 anos. Ela saiu do bairro Azenha e, enquanto esperava, fez amizade na fila.
— Eu acredito em vacinas e graças a Deus temos elas — afirmou.
A amiga recém feita era a bancária aposentada Vera Bitencourt, 71 anos. Ela saiu do bairro Santo Antônio e também estava aguardando pela quarta dose.
— Não vinha a vacina para a minha idade, não vinha. Ainda bem que chegou — comemorou.
A reportagem passou pela unidade de saúde Glória, na avenida Oscar Pereira. Lá, cerca de dez pessoas estavam na fila por volta das 10h. O tempo de espera era de cerca de 45 minutos.
Ao todo, além do Shopping João Pessoa, 27 Unidades de Saúde estão aplicando a quarta dose na Capital. O shopping e maioria das unidades atendem até 17h. Os postos São Carlos, Belém Novo e Tristeza aplicarão as doses até às 21h.
Podem receber a quarta dose idosos com 70 anos ou mais que receberam a terceira até o dia 5 de janeiro, ou seja, há pelo menos quatro meses. Até então, a aplicação era recomendada apenas para pessoas acima de 80 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos.
A decisão segue determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde e inclui também os idosos com 60 anos ou mais em instituições de longa permanência, como asilos.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das três doses. No caso dos imunocomprometidos, é necessário apresentar comprovante de condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
Locais de aplicação da quarta dose contra a covid-19 na Capital:
- Shopping João Pessoa
- Álvaro Difini
- Assis Brasil
- Belém Novo
- Camaquã
- Campo da Tuca
- Chácara da Fumaça
- Cristal
- Ernesto Araújo
- Glória
- IAPI
- Ilha da Pintada
- Jardim Protásio Alves
- Lami
- Milta Rodrigues
- Moab Caldas
- Morro dos Sargentos
- Navegantes
- Nossa Senhora Aparecida
- Panorama
- Rubem Berta
- Santa Cecília
- Santa Fé
- São Carlos
- Sarandi
- Tristeza
- Vila Ipiranga
- Vila Jardim


