O Brasil confirmou três mortes por raiva humana neste ano. Todos os casos foram registrados no mês de abril e estão ligados a moradores de uma mesma aldeia indígena no interior de Minas Gerais. O óbito mais recente é de uma menina de 12 anos. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital João Paulo II, em Belo Horizonte, desde o início do mês do mês passado, mas acabou morrendo na última sexta-feira (29). As informações são do jornal O Globo.
A menina vivia na aldeia indígena da comunidade rural de Bertópolis, no Vale do Mucuri. Ela ficou doente após ser mordida por um morcego. As outras duas vítimas residiam na mesma aldeia. Zelilton Maxacali, de 12 anos,também contraiu a doença após ser mordido por um morcego. Ele morreu no dia 4 de abril. Já a outra criança, um menino de 5 anos, morreu no dia 17 de abril. No caso da criança, ele não apresentava sinais de arranhão ou mordida, mas o caso foi investigado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Minas Gerais por causa da localização onde a vítima morava, e o resultado foi positivo.
Um quarto possível caso de raiva humana está sob investigação. Trata-se de uma menina de 11 anos, que apresentou sintomas inespecíficos como febre e cefaleia. A SES-MG decidiu investigar porque ela é parente da menina que morreu na última sexta-feira. Enquanto os resultados dos exames laboratoriais não saem, a paciente segue internada em leito clínico e seu quadro de saúde é estável.
Perguntas e respostas sobre a raiva
Como a raiva se espalha?
A raiva é uma doença transmissível que pode atingir qualquer mamífero – como cães, gatos, bois, cavalos, morcegos e o homem. Ela é transmitida quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa, por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.
O que a raiva causa?
O vírus ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. É caracterizada por uma encefalomielite fatal, doença extremamente grave, com letalidade de quase 100% se a pessoa não tomar a vacina antirrábica. No Brasil, apenas dois homens sobreviveram à raiva, vivendo com sequelas graves.
Quais os cuidados com o pet?
Para proteger o animal doméstico da raiva, o tutor do pet deve vacinar cães e gatos contra a raiva anualmente. A carteira de vacinação do animal deve ser verificada. A vacina é válida por 12 meses.
O que fazer ao encontrar um morcego?
Caso encontre algum morcego vivo ou morto em situação anormal, por exemplo, caído no chão, pendurado em janelas, cortinas etc., o animal não deverá ser tocado. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, por exemplo, orienta o contato para o Serviço 156 – Fala Porto Alegre ou para o setor de Antropozoonoses na DVS (51) 3289-2459 – para orientações.