Apenas 47,6% dos públicos-alvo da campanha de vacinação contra a gripe foram imunizados em Porto Alegre até esta segunda-feira (30), ou seja, mais da metade dos grupos prioritários ainda não procurou um posto de saúde para receber a proteção a poucos dias do fim da campanha.
O dado é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a partir de números extraídos no sistema LocalizaSUS, do Ministério da Saúde. A imunização segue disponível nos postos de saúde até sexta-feira (3), quando termina a campanha em nível nacional, que tem como meta vacinar 90% de todos os grupos prioritários. Ainda não há definição se as doses remanescentes serão liberadas para o restante da população.
Segundo a SMS, a instabilidade no sistema do governo federal não permite consultar os dados sobre quantidade de vacinas administradas por público-alvo. Mas a pasta informa que, tradicionalmente, a Capital costuma atingir a meta em idosos e indígenas.
De acordo com o diretor adjunto da Vigilância em Saúde da SMS, Benjamin Roitman, a vacina leva cerca de 15 dias para gerar anticorpos.
— Com a chegada do frio, a tendência é de que os ambientes fiquem mais fechados, e as pessoas mais juntas, possibilitando a transmissão viral. Quanto mais pessoas estiverem imunizadas, maior será a proteção geral — destaca.
Estão contemplados na campanha pessoas com 55 anos ou mais, crianças de seis meses a nove anos, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), gestantes, pessoas com deficiência, trabalhadores da saúde, trabalhadores do transporte e portuários, trabalhadores da educação, integrantes das forças armadas e forças de segurança e salvamento. Também são imunizadas pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Qualquer integrante desses grupos pode procurar os postos de saúde que oferecem o serviço na Capital até sexta-feira. Confira a lista aqui.
Para receber a vacina, trabalhadores devem comprovar o vínculo com a instituição, empresa ou entidade profissional. Pessoas com mais de 55 anos, documento de identidade, puérperas e gestantes, a carteira da gestante, e crianças, a caderneta de vacinação.