A manhã deste sábado (14) registra, mais uma vez, superlotação em emergências para pacientes adultos e pediátricos de hospitais da Capital.
No Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), para 56 vagas no setor de adultos, eram cem pacientes em atendimento. De acordo com a administração, é possível acomodar até 74 pacientes e, no máximo, 97, considerando o tamanho do espaço e as equipes disponíveis para a assistência. Do total, apenas seis têm diagnóstico de covid-19. A maioria dos quadros apresentados entre os demais doentes não tem relação com sintomas respiratórios. Trata-se de pacientes já vinculados ao HCPA e que buscam atendimento devido a outros problemas, agudos ou crônicos.
Na emergência pediátrica do HCPA, com nove leitos, 25 crianças recebiam cuidados às 11h, enquanto quatro aguardavam. A maioria apresentava bronquiolite, pneumonia e asma, relacionadas aos vírus respiratórios circulantes nesta época do ano.
No Hospital Nossa Senhora da Conceição, a emergência adulta também está com demanda além da capacidade. De acordo com a atualização das 8h30min, o setor de 64 vagas tinha 81 pacientes internados ou em observação. Outros 10 aguardavam atendimento.
O Hospital Moinhos de Vento informou, no início da tarde, que recebe grande número de pacientes nas emergências adulto e pediátrica. Os casos são, em sua maioria, de baixa complexidade.
No Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, a emergência pediátrica opera com o dobro da capacidade: são 16 crianças em atendimento ou observação para as oito vagas existentes.