Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou nesta segunda-feira (4) que pretende comprar o baricitinibe para usar no tratamento de pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS).
O remédio foi o primeiro a ter o uso autorizado na rede pública de saúde para combate à doença após aprovação do Conitec, órgão responsável pela incorporação de medicamentos e tecnologias no SUS.
— O ministério tem e vai comprar o quanto seja suficiente para recuperar a saúde dos brasileiros — disse Queiroga durante evento de lançamento das campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo, realizado em Brasília (DF).
O governo federal afirma que tem o medicamento, pois ele já é usado no Brasil para tratamento de doenças como artrite reumatoide ativa e dermatite atópica.
Para a covid-19, ele poderá ser usado em pacientes com um quadro mais agravado da doença, que estão hospitalizados e precisam do uso de oxigênio.
O baricitinibe já havia sido aprovado pela Anvisa, no ano passado, como tratamento para covid-19. Estudos apontam que o uso do medicamento pode contribuir para uma redução significativa de mortes por covid-19 em pacientes adultos hospitalizados.