A Dinamarca decidiu interromper a vacinação contra a covid-19, em decisão proferida na quarta-feira (27) pelas autoridades de saúde. A partir de 15 de maio, o país europeu não convocará mais a a população para receber doses do imunizante.
Enquanto a maioria dos países segue executando seus programas de vacinação, a Dinamarca se tornará a primeira nação a encerrar os serviços que ajudam a controlar a disseminação do vírus. O comunicado das autoridades dinamarquesas explica que a decisão ocorre por conta da alta cobertura vacinal da população e da segurança obtida em relação à transmissão da doença.
A campanha de vacinação local atendeu aproximadamente 4,8 milhões de pessoas. Entre esse número de imunizados, 3,6 milhões receberam ao menos uma dose de reforço. O país possui cerca de 5,5 milhões de habitantes.
O gerente de unidade do Conselho Nacional da Dinamarca, Bolette Soborg, ressaltou a estabilidade da baixa propagação do vírus e a pouca procura por atendimento de saúde relacionado à covid-19:
— Estamos em um bom lugar. Temos um bom controle da epidemia, que parece estar diminuindo. As taxas de admissão ao hospital estão estáveis e também esperamos que caiam em breve. Portanto, estamos completando o programa de vacinação em massa contra a covid-19 — informou, de acordo com o portal CNBC.