O aumento de casos de dengue em Porto Alegre nas últimas semanas vem gerando mais interesse da população em denunciar possíveis focos do mosquito transmissor da doença. Segundo a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), o número de protocolos atendidos pelos canais de atendimento da prefeitura em março representa mais do que o triplo de todo o mês de fevereiro. Foram 407 protocolos do dia 1º até a última quinta-feira (24), enquanto no mês anterior foram contabilizados 122 chamados. Isso representa um aumento de 233%.
Do total de atendimentos, 138 foram feitos por telefone através do número 156, 55 pelo aplicativo 156+, 123 pelo site 156web e 91 por outros meios. O aumento recente fez os dados de 2022 se aproximarem de todo o ano anterior: o acumulado de atendimentos feitos no primeiro trimestre é de 668, o que representa 70% do total de registros de 2021.
Segundo a coordenadora da Unidade de Relacionamento da SMTC, Adriana Gambino, a demanda passou a ser ainda maior a partir desta semana, quando a média de protocolos recebidos por dia passou de 12 para 70. Ela argumenta que o fenômeno representa uma preocupação da população e um desejo de participar do combate à doença.
— Isso mostra que o cidadão está buscando o serviço, ficando cada vez mais engajado. Dos últimos dias pra cá, questões ligadas à dengue já aparecem entre os cinco serviços mais requisitados do 156. Esses indicadores servem para entendermos o comportamento da população e, a partir disso, promover ações e melhorias — afirma.
As denúncias costumam ser feitas quando é registrado algum ponto com água parada em uma determinada região, o que facilita a proliferação do Aedes aegypti. Ao formalizar o pedido, equipes da Vigilância Sanitária são chamadas para realizar vistoria no local. O prazo médio para concluir o atendimento tem sido de 20 dias.
Demora no atendimento
O principal desafio dos servidores municipais que atuam na área do atendimento ao cidadão é agilizar o tempo de resposta, principalmente nos contatos telefônicos. Diversos moradores da capital gaúcha relataram dificuldades de realizar um pedido em razão da demora para ter contato com um atendente. Nesta semana, o tempo médio de espera passou de 2 minutos para 3 minutos e 26 segundos. A meta é baixar esse número para um minuto.
Adriana comenta que, para além da procura para denúncias e dúvidas sobre a dengue, outras demandas ligadas aos mais variados assuntos costumam ser atendidos. Apenas na última quinta-feira, foram 4.370 ligações atendidas.
— São questões envolvendo desde o abastecimento de água ao serviço de castração animal. E é por isso que tentamos buscar esse cidadão e orientá-lo do melhor horário para entrar em contato. Sabemos que não é fácil e que precisamos melhorar, mas estamos tentando ao máximo agilizar o processo.
A secretaria já encaminhou pedido à empresa terceirizada responsável pela contratação de atendentes para aumentar o efetivo e garantir mais rapidez no atendimento.
Como entrar em contato
- Telefone: 156
- Site: 156web.procempa.com.br
- Aplicativo: 156 + (disponível apenas para Android)
- Whatsapp: 3433-0156