Mais um lote com vacinas contra covid-19 para aplicação em crianças chega ao Rio Grande do Sul nesta semana. O Ministério da Saúde está destinando ao Estado 89 mil doses pediátricas da Pfizer, para a faixa etária de cinco a 11 anos, e 100,9 mil doses da CoronaVac, destinadas aos pequenos de seis a 11 anos.
A data de entrega ainda não foi confirmada pela pasta, mas acontecerá nos próximos dias.
Também nesta semana, mais 323,5 mil vacinas de dose única da Janssen serão entregues ao RS. A chegada está prevista para quinta-feira (3), em dois voos, que devem pousar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no início da tarde — às 13h15min e 14h35min.
Para todo o Brasil, o ministério está distribuindo 2,6 milhões de doses da CoronaVac e 1,8 milhão de vacinas da Pfizer para aplicação no público infantil. Essas últimas chegaram ao país na madrugada de segunda-feira (31).
Em relação à CoronaVac, a pasta está enviando os imunizantes que possuía em estoque, oriundos da primeira negociação feita com o laboratório, em 2020 — as doses foram entregues ao longo de 2021. A divisão entre os Estados e o Distrito Federal é feita com base na população infantil de cada localidade e nos estoques de vacinas disponíveis nas redes estaduais e municipais.
O governo federal ainda estuda se irá fechar um novo contrato com o Instituto Butantan, produtor da CoronaVac, para aquisição de mais doses para aplicação na faixa etária de seis a 17 anos.
Já os imunizantes pediátricos da Pfizer estão sendo entregues ao Ministério da Saúde pela farmacêutica desde a segunda quinzena de janeiro. Para fevereiro, a expectativa é de que cheguem ao Brasil cerca de 6 milhões de doses infantis, com entregas previstas para os dias 10, 17 e 24, com mais de 1,8 milhão de doses em cada lote.