Mais de 86 mil crianças, de cinco a 11 anos, já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 no Rio Grande do Sul. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (4) pelo governo do Estado, com base em informações colhidas pela Secretaria Estadual da Saúde. O número equivale a menos de 10% do total do público-alvo, estimado em 964.273 crianças dessa faixa etária.
Além dessa contabilização, a pasta informou que, em janeiro, houve aumento expressivo nas internações nas faixas etárias de zero a nove anos e de 10 a 19 anos. Ainda segundo a secretaria, enquanto no acumulado da pandemia essas idades significavam 0,6% das hospitalizações por causa da covid-19, em janeiro essa proporção passou para 6%. Os dados ainda são parciais, até o dia 26 de janeiro.
Somente entre as crianças de cinco a 11 anos no Rio Grande do Sul, foram 216 internações em virtude do coronavírus de 2020 até o final de janeiro deste ano, com nove mortes — um caso ocorreu em janeiro de 2022.
Com esses dados, o governo do Estado reforçou que a vacinação em crianças tem o apoio de diversas entidades médicas. Representantes das sociedades gaúchas de Pediatria e Infectologia e as sociedades brasileiras de Imunização e Genética Médica e Genômica expressam, em texto divulgado pelo governo, a importância da vacinação na faixa etária dos cinco aos 11 anos.