O norte-americano Chad Carswell, 38 anos, não conseguiu realizar um transplante de rim no hospital Atrium Health Wake Forest Baptist, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, por não ter recebido a vacina contra a covid-19. O homem sofre há quatro anos com uma doença renal grave e, desde julho de 2020, faz tratamento com diálise. Atualmente, tem apenas 4% da capacidade dos rins em funcionamento. As informações são do jornal The Washington Post.
Carswell afirmou ao jornal que não pretende se vacinar, mesmo que isso signifique perder o transplante. Ele reconhece que sua condição é uma “bomba-relógio” e diz que está vivendo cada dia como se fosse o último.
— Não há uma situação neste mundo em que eu tome uma vacina. Se eu estiver no meu leito de morte e eles me disserem: "Você tem um rim esperando por você se tomar essa injeção", eu direi a eles: "Vejo você do outro lado".
Há uma lista de espera de transplante de rins em alguns Estados norte-americanos. Em muitos deles, outras pessoas que também não se vacinaram contra o coronavírus tiveram o órgão negado.
Na semana passada, a família de DJ Ferguson disse que um hospital de Massachusetts lhe negou um transplante de coração porque ele se recusou a tomar uma vacina, segundo a rádio de Nova York Associated Press. Em outubro de 2021, um hospital do Colorado disse que negaria um transplante de rim a uma mulher, a menos que ela fosse imunizada contra a covid-19.
Em ambas as situações, os hospitais citaram políticas que exigem que todos os receptores de transplantes sejam vacinados por conta de pesquisas que evidenciam que esses pacientes correm maiores riscos de morte em decorrência do vírus. Segundo o The Post, alguns estudos estimam que a taxa de mortalidade de pacientes transplantados que contraem covid-19 seja de 20 a 30%.
O Brigham and Women's Hospital de Boston, que recebeu críticas por negar o transplante de coração de Ferguson por conta de seu status de vacinação, afirmou em nota, que há mais de 100 mil pacientes esperando por órgãos e cerca de metade deste número não consegue receber um há cinco anos.
Uma porta-voz do Atrium Health Wake Forest Baptist, hospital onde Carswell esperava receber seu transplante de rim, disse ao The Post que a política de vacinas do hospital visa proteger os pacientes transplantados, que correm alto risco de doenças graves por covid-19.