Garantir que mais crianças se protejam contra a covid-19 antes do início das aulas é o objetivo do Dia C da Vacinação, que ocorre neste sábado (19) em Porto Alegre e em outras cidades da Região Metropolitana e do Vale do Sinos.
A campanha foi criada pelo governo do Estado por causa da baixa adesão à vacinação entre os pequenos de cinco a 11 anos. De acordo com o painel da Secretaria Estadual da Saúde, apenas 29,6% do público infantil havia tomado a primeira dose até a manhã desse sábado.
Na Capital, apenas escolas de ensino fundamental estão aplicando as doses da Pfizer nas crianças, como forma de ressaltar a importância da proteção contra a doença antes do retorno às salas de aulas. As unidades ficam abertas até 15h com aplicação somente deste imunizante.
Mãe de Laura Oliveira, Andrenise Oliveira gostou da ideia da vacinação nas escolas. Como elas moram no bairro Menino Deus, puderam comparecer cedo da manhã à Escola Estadual de Ensino Fundamental William Richard Schisler, que fica pertinho de casa.
Agora, a menina de 10 anos poderá reencontrar os colegas na próxima segunda-feira (21) devidamente imunizada com a primeira dose.
— Ela vai poder ter contato com os colegas, com distanciamento. Eu estava torcendo para conseguir vacinar ela antes das aulas — diz a mãe.
Depois da injeção, Laura foi orientada a aguardar entre 15 e 20 minutos antes de voltar para casa, para avaliar se haveria possíveis reações. A menina sentou-se em um das classes infantis dispostas no pátio da instituição e passou esse tempo pintando e desenhando. Não sofreu nada com a agulha.
— A única coisa que me desespera é tirar sangue — admite.
Coordenando a vacinação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Judith Macedo de Araújo, no Morro da Cruz, a enfermeira Marcelina Ceolin ressalta a importância das escolas se tornarem palco da imunização dos pequenos.
— Não só por causa da volta às aulas, mas porque a escola é um ambiente comunitário, em que a população se sente acolhida. Esperamos que isso incentive a vacinação das crianças — diz.
As escolas de Porto Alegre que estão aplicando as doses são a EMEF Porto Novo (Rua Amelia Santini Fortunati, 101, bairro Santa Rosa de Lima), EMEF Profª Ana Íris do Amaral (Avenida Mário Meneghetti, 1000, bairro Protásio Alves), EMEF José Mariano Beck (Avenida Joaquim Porto Vila Nova, 135, bairro Bom Jesus), EMEF Profª Judith Macedo de Araújo (Rua Saul Constantino, 100, bairro São José), EEEF William Richard Schisler (Rua Visconde do Herval, 970, bairro Menino Deus), EMEF José Loureiro da Silva (Avenida Capivari, 1999, bairro Cristal) e EMEF Mário Quintana (Acesso C, s/n°, Vila Castelo, bairro Restinga).
Além da Capital, o Dia C da vacinação corre em Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Eldorado do Sul, Guaíba, Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí e Viamão.