A movimentação é tranquila, no geral, em unidades de saúde de Porto Alegre que oferecem testes rápidos para covid-19 e vacinação de crianças, adolescentes e adultos neste sábado (22).
No Shopping João Pessoa, que aplica doses para toda a população a partir de 12 anos até as 16h, cerca de 70 pessoas aguardavam na abertura, às 9h, mas a fila se dissipou. Na Unidade de Saúde Morro Santana, o tempo de espera era em torno de 50 minutos, no final da manhã, para avaliação clínica e testagem.
Outros sete postos estão realizando testes até as 16h: Tristeza, Álvaro Difini, Moab Caldas, São Carlos, Lomba do Pinheiro, Assis Brasil e Navegantes. Devem se dirigir a esses locais pacientes que apresentam, pelo menos, dois sintomas de covid-19 (febre, calafrios, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, fraqueza e dor muscular) e também assintomáticos sem esquema vacinal completo que tiveram contato com alguém doente.
Em relação ao público infantil, crianças com comorbidades ou deficiência permanente, autistas, quilombolas e indígenas de cinco a 11 anos podem receber a primeira dose do imunizante da Pfizer nas unidades Estrada dos Alpes, no bairro Cascata, e Mapa, na Lomba do Pinheiro, até as 13h.
Domingo não terá vacinação
Neste domingo (23), serão sete unidades com avaliação clínica e testagem, das 9h às 16h: Tristeza, Moab Caldas, São Carlos, Lomba do Pinheiro, Morro Santana, Assis Brasil e Navegantes.
A aplicação de vacinas contra a covid-19 será retomada na segunda-feira (24) na Capital. GZH questionou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre sobre uma possível ampliação do público para vacinação infantil na segunda, mas a assessoria de imprensa informou que ainda aguarda orientações para divulgação.