A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou, nesta quinta-feira (20), que todos os postos de Porto Alegre estão com as consultas eletivas suspensas. A medida vale para os procedimentos agendados até a próxima sexta-feira (28) nas 133 unidades básicas de saúde. De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada para evitar aglomerações. Isso porque os postos vêm registrando aumento na demanda de pacientes por síndromes gripais.
Até a semana passada, a orientação da SMS era de que as unidades poderiam suspender os atendimentos eletivos de forma pontual e temporária, conforme a demanda interna da unidade. Mas, nesta semana, a suspensão foi ampliada para todos os postos.
Funcionários das unidades estão ligando para os pacientes que têm consultas agendadas até o dia 28, comunicando sobre a remarcação. Segundo a SMS, a suspensão será avaliada no final deste período, podendo ser revogada ou mantida.
Na semana passada, hospitais da Capital retomaram algumas medidas de restrição para evitar a propagação do vírus. Entre as ações adotadas está a proibição de visitas e acompanhantes. O Hospital de Clínicas, inclusive, determinou o remanejo interno para ampliar o número de leitos para pacientes com coronavírus.