As primeiras doses da vacina covid-19 destinadas para crianças de cinco a 11 anos chegam ao Brasil na próxima quinta-feira (13). O voo que irá trazer o lote com 1,248 milhões de imunizantes está previsto para pousar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 3h40min.
A informação foi divulgada pela Pfizer nesta segunda-feira (10), por meio de uma nota. A previsão de chegada das vacinas pediátricas já havia sido antecipada pelo Ministério da Saúde na semana passada durante anúncio da inclusão da faixa etária na imunização contra o coronavírus, mas faltava ainda a confirmação do voo.
Antes de serem enviadas pelo ministério para aplicação nos postos de saúde, as doses precisam passar por processos de liberação junto a autoridades como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), o que deve demorar 24 horas.
Caso não haja atrasos, estados e Distrito Federal já começarão a receber o imunizante a partir de sexta (14).
Nesta segunda, pela manhã, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que conseguiu uma antecipação de 600 mil doses pediátricas da Pfizer para janeiro. Com isso, o Brasil irá receber um total de 4,3 milhões de doses do imunizante nesse mês – a previsão inicial era de 3,7 milhões. A informação de Queiroga também foi confirmada pela Pfizer.