O Hospital de Clínicas de Porto Alegre confirmou nesta sexta-feira (28) que vai suspender as visitas a pacientes internados na instituição em função do avanço da variante Ômicron do coronavírus. A nova regra passa a valer a partir deste sábado (29).
Em nota, o hospital reforça que a suspensão das visitas atinge as unidades de internação clínica e cirúrgica e a unidade de psiquiatria. A presença de acompanhantes segue permitida, mas conforme avaliação da equipe assistencial, seguindo todas as medidas de prevenção, como uso adequado da máscara, higiene de mãos e distanciamento.
Esta não é a primeira medida realizada pelo Hospital de Clínicas por conta do aumento de casos de covid-19 desde o início de janeiro. No último dia 14, a instituição anunciou uma reorganização interna para aumentar o número de leitos destinados a pacientes com coronavírus.
O Clínicas também não é o primeiro a alterar a rotina de visitas aos pacientes. Os hospitais de Pronto Socorro, Divina Providência, Associação Hospitalar Vila Nova, Santa Casa de Misericórdia e do Grupo Hospitalar Conceição já haviam tomado ações semelhantes.