O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) reabrirá, na próxima segunda-feira (10), a Central de Triagem para atendimento de funcionários com sintomas respiratórios. A direção do GHC, em conjunto com o Gabinete de Crise, resolveu reativar o serviço devido ao grande aumento de casos de covid-19 e gripe entre funcionários. Os colaboradores passarão por avaliação médica e, na sequência, terão amostras coletadas para exame do tipo RT-PCR.
A decisão foi tomada depois que 26 colaboradores tiveram diagnóstico positivo, na última segunda-feira (3), para a infecção pelo coronavírus – número que supera o de todo o mês de dezembro, quando foram registrados 20 casos. Em outros momentos da pandemia, a tenda, perto do prédio principal do Hospital Conceição, na Avenida Francisco Trein, recebeu funcionários e também a população em geral.
Na segunda-feira, o atendimento será realizado do meio-dia às 18h. A partir de terça-feira (11), o horário de funcionamento será das 7h30min às 18h, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, os colaboradores podem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar nesse mesmo horário. Se ocorrerem quadros mais graves, as pessoas devem se dirigir à Emergência em qualquer dia e horário.
O objetivo da iniciativa – destinada a todos que tiverem vínculo com quaisquer dos hospitais e das unidades de saúde do GHC – é acolher rapidamente os sintomáticos e reduzir a sobrecarga na UPA, onde os atendimentos vêm sendo realizados.
– Tivemos uma incidência baixa até dezembro, considerando a procura por atendimento de funcionários e a demanda da população em geral. Com o aumento dos casos de síndrome respiratória, o aparecimento do H3N2 (vírus da gripe) e após as festas de final de ano, percebemos um aumento exponencial – observa o enfermeiro Cléber Verona, gerente de Interunidades de Emergências do GHC.
Em mensagem de vídeo divulgada aos colaboradores, o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, anunciou a reabertura da Central de Triagem e fez um apelo para a manutenção dos cuidados:
– Quero ressaltar a importância da nossa campanha que foi lançada hoje (sexta) de prevenção e combate à covid-19 e ao vírus influenza. Precisamos ainda utilizar os EPIs corretamente, evitar aglomerações e manter o distanciamento sempre que possível.