Uma possível nova cepa de covid-19 foi encontrada durante a primeira semana de 2022, pelo professor de Ciências Biológicas da Universidade de Chipre e chefe do Laboratório de Biotecnologia e Virologia Molecular, Leondios Kostrikis. A possível variante, que é híbrida, combina elementos genéticos das variantes Delta e Ômicron, mas ainda é cedo para dizer se terá preponderância sobre outras cepas. As informações são do jornal O Globo.
— Existem atualmente coinfecções por Ômicron e Delta, e descobrimos esta cepa que é uma combinação das duas — disse Kostrikis em uma entrevista à Sigma TV na sexta-feira (7).
A descoberta foi chamada de "Deltacron" devido à identificação de assinaturas genéticas semelhantes à da variante Ômicron dentro dos genomas da Delta, segundo o professor.
Uma análise estatística feita por Kostrikis e sua equipe mostram 25 casos identificados, sendo a maioria em pacientes hospitalizados em razão da covid-19 em comparação com os pacientes não hospitalizados.
As sequências dos 25 casos de Deltacron foram enviadas ao Gisaid, o banco de dados internacional que rastreia as alterações no vírus, em 7 de janeiro.
— Veremos no futuro se essa cepa é mais patológica ou contagiosa ou se prevalecerá (sobre a Delta e a Ômicron) — disse ele.
A opinião pessoal do professor da universidade do Chipre é de que essa linhagem também será eventualmente substituída pela variante Ômicron, altamente contagiosa.