O impacto da variante Ômicron, com 10 mil novos casos confirmados apenas na terça-feira (11) no Rio Grande do Sul, preocupa o governo do Estado. Foi o que afirmou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ao programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, nesta quarta (12).
— No mês de dezembro, a cada semana não chegávamos a dois mil confirmados e, de repente, na última semana (de 2021) já começou a explodir, praticamente dobrando. Agora, já estamos com 10 mil casos por dia. É um número muito grande — comentou Bergmann, ressaltando o fato de que a população também está se testando mais.
A secretária afirmou que o aumento da ocupação de leitos clínicos, que cresceu quase 80% na primeira semana de 2022, também preocupa o governo do Estado. No entanto, um fator positivo levantado por Bergmann é que a população, amplamente vacinada, não está sentindo os efeitos desse aumento.
— Por enquanto, está nos dando uma expectativa de que não haja grandes agravamentos de casos, mas vamos aguardar — acrescenta a secretária.

Questionada sobre o “perfil” do gaúcho internado em leitos clínicos, Bergmann comenta que sua equipe ainda está levantando dados que possam formá-lo.
— Se for confirmado o que está sendo observado em outros lugares, a perspectiva é de que sejam pessoas que ou não fizeram duas doses, ou não fizeram dose de reforço, ou sequer fizeram a primeira dose — explica a secretária.
Novo Protocolo Sanitário
O afastamento de profissionais da saúde com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus também foi comentado pela secretária. Nesta quarta-feira (12), Santa Casa e Grupo Hospitalar Conceição suspenderam visitas aos hospitais das redes. Bergmann acredita que um volume grande de profissionais afastados pode, sim, afetar os serviços oferecidos na rede hospitalar gaúcha.
No entanto, a secretária diz que os quadros atuais de contaminação por covid-19, normalmente “mais leves”, não provocam uma “situação de alarme”. Citando as novas regras de isolamento, anunciadas na segunda-feira (10) pelo Ministério da Saúde, Bergmann antecipou o anúncio de um novo protocolo sanitário pelo Governo do Estado, com novas orientações sobre tempo de isolamento, diminuindo o período de quarentena em determinados casos de infecção por covid-19.
— Diminuindo o tempo de quarentena ou isolamento domiciliar, essas pessoas também poderão voltar (a trabalhar) — diz Bergmann.
A secretária também anunciou que uma reunião com os comitês regionais de covid-19 será organizada nesta quinta-feira (13). Lá, segundo Bergmann, será apresentado o panorama por região covid, comparando-se médias regionais com a estadual.