O temporal que atingiu Alvorada na noite de segunda-feira (17) provocou queda de energia elétrica na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, um dos pontos de vacinação contra a covid-19 no município. Com isso, a câmara fria que armazena os imunizantes parou de funcionar, e 250 doses podem ser perdidas.
Na manhã desta terça (18), servidores se certificaram do problema e suspenderam a vacinação no local. Cerca de 60 pessoas estavam na fila aguardando atendimento e tiveram que voltar para casa.
Responsável pela distribuição dos imunizantes aos postos de saúde no município, a enfermeira Evelise Machado diz que levou a remessa até a Coordenadoria Regional de Saúde do governo do Estado, onde será feita uma avaliação sobre as condições para uso dos imunizantes.
— Geralmente é possível recuperar as vacinas caso fiquem menos de 24 horas sem refrigeração. Por isso, esperamos que elas sejam aproveitadas em algum outro local — afirmou.
Segundo a Secretaria da Saúde de Alvorada, nenhuma outra unidade foi afetada pelas chuvas. Três pontos estão aplicando vacinas: ao lado da Unidade de Referência Secundária (URS) Pam 8 (Rua Roberto de Souza Feijo, 147, Centro), na UBS Jardim Alvorada (Av. Frederico Dihl, 3170) e na UBS Nova Americana (Rua Itararé, 1976).
Porto Alegre
A falta de luz afetou também a vacinação na capital gaúcha. Pela segunda vez num intervalo de 24 horas, a Unidade de Saúde São Carlos teve o abastecimento de energia elétrica interrompido e não está com aplicação de doses contra a covid-19.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a CEEE Equatorial prevê a normalização do fornecimento para o início da tarde. Enquanto isso, a população pode procurar locais próximos, como as unidades Santo Alfredo, Panorama e Bananeiras.
Na segunda-feira, a Unidade Vila Jardim ficou mais de 12 horas sem funcionar. O serviço teve de ser transferido para Unidade Mato Sampaio. Nesta terça, o local funciona normalmente.