A primeira morte provocada por infecção pela variante Ômicron do coronavírus ocorreu no Reino Unido e foi confirmada nesta segunda-feira (13) pelo primeiro-ministro Boris Johnson. As informações são da agência de notícias BBC.
O premiê também afirmou que a nova cepa, identificada na África em novembro, vem provocando mais hospitalizações. Dez pacientes estão internados na Inglaterra devido à Ômicron. Ele solicitou que a população tome a terceira dose de vacina contra a covid-19.
Em visita a uma clínica de vacinação em Londres, Johnson pediu que a ideia de que a Ômicron é uma variante que provoca doença mais leve seja deixada de lado.
No domingo (12), o primeiro-ministro alertou para uma "forte onda" de covid-19 com a Ômicron e estipulou nova meta para o público adulto da Inglaterra: receber a terceira dose até o final deste mês.
O site do sistema público de saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) chegou a sair do ar nesta segunda depois de mais de 100 mil pessoas tentarem marcar a vacina de reforço. Adultos a partir de 30 anos já podem realizar o agendamento, e os demais estarão habilitados a partir de quarta-feira (15).