Enquanto o Brasil ainda discute o início da vacinação contra a covid-19 de crianças de cinco a 11 anos, ao menos, 20 países já estão com campanhas específicas para a imunização dos pequenos. Integram a lista nações do mundo inteiro – desde os sul-americanos Argentina, Bolívia, Equador e Chile, passando por Estados Unidos, Espanha e Portugal, até lugares mais distantes, como Camboja e China.
Por aqui, embora o uso do imunizante da Pfizer já esteja aprovado pela Anvisa para essa faixa etária, o Ministério da Saúde ainda precisar dar o aval para o início da imunização das crianças. Para discutir o tema, a pasta tem uma audiência pública marcada para janeiro e vai colocar no ar, na quinta-feira (23), uma consulta pública para levantar a opinião da população.
Além disso, o país ainda precisa receber a vacina que será específica para este público. Chamada de dose pediátrica, o imunizante terá um terço da fórmula já aplicada no Brasil para quem tem acima de 12 anos. De acordo com a Pfizer, o contrato fechado com o Ministério da Saúde para 2022 contempla vacinas para crianças. Porém, o laboratório não confirma ainda um cronograma de entrega.
Abaixo, confira quais nações já vacinam crianças dos cinco aos 11 anos:
Alemanha
O país europeu imuniza crianças de cinco a 11 anos com a vacina da Pfizer. A campanha foi iniciada no dia 15 de dezembro, em conjunto com outras nações da União Europeia, como Dinamarca, Espanha, Grécia, Hungria e Itália.
Argentina
A vizinha Argentina está aplicando o imunizante Sinopharm, administrado em duas doses, em crianças de três a 11 anos. O país promete encerrar 2021 com toda a sua população dessa faixa etária vacinada.
Bolívia
Os bolivianos vacinam crianças de cinco a 11 anos há cerca de duas semanas. Assim como a Argentina, o país adotou o imunizante Sinopharm. A nação contou com o apoio do governo chinês, que doou 3 milhões de doses da fabricante.
Camboja
A nação asiática começou a vacinar crianças de cinco anos em novembro. Antes disso, estavam sendo aplicadas as doses nos pequenos de seis anos ou mais. O imunizante escolhido foi a CoronaVac, administrada em duas doses, com 28 dias de intervalo.
Canadá
No dia 24 de novembro, o Canadá iniciou a vacinação de crianças de cinco a 11 anos. Lá, o imunizante utilizado nos pequenos é da Pfizer.
Chile
Atualmente, o país sul-americano está vacinando crianças de três a cinco anos. A liberação para essa faixa etária começou no dia 6 de dezembro no país. Está sendo aplicada a CoronaVac nessa população, de cerca de 700 mil pessoas.
China
O gigante asiático começou a imunização de crianças de três a 11 anos em algumas províncias já no final de outubro. A ampliação da faixa etária abrangida ocorreu em um momento no qual pequenos surtos de covid-19 eram registrados em algumas regiões.
Cuba
O país da América Central começou a vacinar pessoas de dois a 18 anos – a menor faixa etária já registrada – ainda em setembro. A aplicação foi iniciada a fim de que as escolas fossem reabertas. As vacinas usadas no grupo são a chinesa Sinopharm e a cubana Soberana plus.
Dinamarca
O país europeu imuniza crianças de cinco a 11 anos com a vacina da Pfizer. A campanha foi iniciada no dia 15 de dezembro, em conjunto com outras nações da União Europeia, como Alemanha, Espanha, Grécia, Hungria e Itália.
Equador
A CoronaVac é a vacina mais administrada no Equador e é a indicada para crianças de cinco a 11 anos no país desde outubro. O entendimento do Ministério da Saúde do país foi de que o imunizante é semelhante aos de vírus atenuado que já se aplicam lá desde o nascimento das crianças.
Espanha
O país europeu imuniza crianças de cinco a 11 anos com a vacina da Pfizer. A campanha foi iniciada no dia 15 de dezembro.
Estados Unidos
A vacinação de crianças de cinco a 11 anos começou no início de novembro nos Estados Unidos. O imunizante recomendado pela agência reguladora foi o da Pfizer.
França
A campanha de vacinação para crianças de cinco a 11 anos foi iniciada nesta quarta-feira (22), anunciou o ministro da Saúde, Olivier Véran. No país europeu a onda de contágios provocada pela variante Ômicron avança com rapidez, fazendo com que a taxa de incidência da doença batesse recorde.
Grécia
O país europeu imuniza crianças de cinco a 11 anos com a vacina da Pfizer. A campanha foi iniciada no dia 15 de dezembro.
Hungria
Assim como outros países da União Europeia, como Alemanha, Dinamarca, Espanha, Grécia e Itália, a Hungria iniciou a vacinação pediátrica no dia 15 de dezembro. A nação atualmente imuniza crianças de cinco a 11 anos, com a vacina da Pfizer.
Indonésia
A Indonésia autorizou o uso da CoronaVac para crianças de seis a 11 anos em novembro e, atualmente, já os aplica nessa faixa etária. Antes, a vacina já estava autorizada para aplicação em adolescentes de 12 anos ou mais e adultos.
Israel
A nação do Oriente Médio começou a vacinar crianças entre cinco e 11 anos com o imunizante da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 nesta segunda-feira (22), esperando conter uma alta recente no número de infecções pela variante Ômicron do coronavírus. A quarta onda de infecções, que atingiu Israel em junho, começou a arrefecer em setembro, mas nas últimas duas semanas a taxa de contágio começou a crescer novamente, indicando que o vírus pode estar novamente se espalhando de maneira exponencial.
Itália
O país europeu imuniza crianças de cinco a 11 anos com a vacina da Pfizer. A campanha foi iniciada no dia 15 de dezembro, em conjunto com outras nações da União Europeia, como Alemanha, Dinamarca, Espanha, Grécia e Hungria.
Portugal
Portugal começou a vacinar crianças de cinco a 11 anos no último sábado (18). Essa faixa etária, que representa 640 mil habitantes no país europeu, receberá o imunizante da Pfizer.
República Tcheca
A campanha de vacinação de crianças de cinco a 11 anos foi iniciada há poucos dias na República Tcheca. A nação encomendou 700 mil doses de Pfizer para imunizar a população dessa faixa etária.