Pouco mais de um ano e nove meses depois do início da pandemia de coronavírus, em março de 2020, o Hospital São Lucas da PUCRS zerou pela primeira vez o número de pacientes internados com covid-19. No final da manhã desta quinta-feira (16), a instituição de saúde deu alta a última pessoa que estava recebendo tratamento em decorrência da doença, considerando todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de internação.
Coordenadora médica da Linha de Cuidados Críticos do HSL-PUCRS, Danielle Aguiar comemora as altas das últimas semanas e descreve esta quinta como um dia histórico, que envolve um misto de sentimentos, pois traz à tona tudo que aconteceu nesses 21 meses de pandemia. A instituição recebeu o primeiro paciente infectado pelo coronavírus em 18 de março do ano passado. Desde então, foram mais de 3 mil pessoas internadas, sendo que cerca de 570 passaram pela UTI.
— Demos alta para mais de 2.370 pessoas e hoje estamos sem nenhum paciente covid internado. Isso nos faz pensar em muita coisa. Chegamos a ter 224 pacientes internados em um único dia e o fato de hoje não ter nenhum nos traz a esperança de dias melhores — comenta.
Danielle afirma ainda que o marco do Hospital São Lucas é algo que deve ser celebrado, mas que também deve servir para lembrar que a pandemia não acabou e que o coronavírus segue fazendo vítimas. Portanto, reforça a importância de manter as medidas de prevenção, como uso de máscara e lavagem de mãos.
Segundo a instituição de saúde, as consequências da pandemia precisam ser acompanhadas pelas equipes do diagnóstico ao pós-infecção. Para isso, HSL oferece atendimento especializado às pessoas que tiveram a doença, por meio do ambulatório pós-covid. A estrutura conta com pneumologistas, neurologistas, endocrinologistas e cardiologistas, que podem encaminhar o paciente a outras especialidades.