A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decide, na manhã desta quinta-feira (16), sobre a autorização da aplicação da vacina covid-19 da Pfizer em crianças entre cinco e 11 anos no Brasil. O anúncio foi feito na tarde desta quarta (15) pelo diretor-presidente Antonio Barra Torres, durante audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
— A análise é conclusa e teremos essa resposta que tantos brasileiros aguardam – disse, sem adiantar o resultado.
Os diretores da Anvisa irão apresentar a análise técnica realizada após o pedido feito pela Pfizer para utilizar a sua vacina em crianças no Brasil em reunião virtual, marcada para 10h30min. A farmacêutica entregou à agência reguladora dados e estudos de segurança para embasar a solicitação.
No Brasil, a Anvisa já autorizou a aplicação do imunizante da Pfizer em adolescentes entre 12 e 17 anos e também na população adulta. Além disso, a vacina é a recomendada pelo Ministério da Saúde para ser aplicada como dose de reforço para quem tem mais de 18 anos.
A vacina da Pfizer já é aplicada em crianças em países da Europa e nos Estados Unidos, após autorização das agências reguladoras europeias e norte-americana.