A Pfizer e BioNTech anunciaram na terça-feira (9) que apresentaram formalmente uma solicitação à Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) para que autorize o uso emergencial da terceira dose de sua vacina contra a covid-19 em maiores de 18 anos nos Estados Unidos.
As empresas informaram no fim de outubro que testes clínicos envolvendo 100 mil pessoas apontaram que a terceira dose de sua vacina é 95,6% eficaz contra infecções sintomáticas.
A FDA concedeu, em setembro, autorização para o uso emergencial da terceira dose em maiores de 65 anos, bem como em pessoas com alto risco de desenvolver a forma grave da covid-19.
Vários países aprovaram vacinas de reforço contra a covid e, entre eles o Brasil, para aumentar a imunidade, depois que estudos revelaram que a proteção das pessoas vacinadas diminui após alguns meses.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou a dose de reforço para maiores de 18 anos no começo de outubro, permitindo que os reguladores nacionais decidam que grupos devem ser priorizados.