Após mais de um ano e meio, desde que recebeu o primeiro paciente com covid-19, em 25 de abril de 2020, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) não tem nenhum internado pela doença. É o que mostra o painel da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) que monitora a ocupação dos hospitais no Estado. Situação também foi confirmada pela diretoria da instituição.
O hospital, que é referência para toda Região Central e da Fronteira Oeste em diversas especialidades, teve uma ala específica para pacientes com covid-19. No pior momento da pandemia, entretanto, destinou todos os seus leitos para pessoas com o coronavírus.
O maior número de internados por covid-19 que o HUSM já recebeu foi 47. A primeira vez que isso aconteceu foi em 3 de abril de 2021, quando havia 30 pessoas em UTI e outras 17 em leitos clínicos. Isso se repetiu 10 dias depois, em 13 de abril, com o mesmo número de internados nos respectivos leitos.
A última vez que a quantidade de pacientes com covid-19 foi tão alta foi em 1º de junho, quando as 47 pessoas estavam divididas em 25 leitos de UTI e 22 em clínicos.
Depois disso, as reduções foram gradativas, com oscilações para mais e para menos, mas não mais ultrapassaram os 40 internados. Há algumas semanas, o número de pacientes com covid-19 no HUSM variava entre quatro e um, mas não havia zerado até o momento.
Em termos de atendimento de pacientes com covid-19, o HUSM foi o terceiro hospital de Santa Maria que mais recebeu internados. Ficou atrás do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, que é privado, e do Hospital Regional, que recebeu os seus primeiros leitos desde a sua abertura exclusivamente para pacientes com coronavírus.
Boa notícia
Notícia
Pela primeira vez desde o início da pandemia, Hospital Universitário de Santa Maria não tem internados por covid
Referência para toda a Região Central, instituição chegou a ter quase 50 pacientes hospitalizados por conta da doença
Naion Curcino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: