Com 94% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose do imunizante contra a covid-19, o Rio Grande do Sul registrou o mês com o menor número de mortes em razão da doença em 2021. Em outubro, conforme dados do monitoramento realizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), 559 pessoas foram vitimadas pelo coronavírus. Até o momento, o total é 8% menor do que os óbitos registrados em setembro deste ano.
O número de mortes de outubro ainda pode aumentar nos próximos dias, considerando que parte dos óbitos entra no sistema com atraso. A série histórica é atualizada diariamente pela SES, com base em informações lançadas pelas secretarias municipais de Saúde, e aplicada ao painel do governo do Estado de acompanhamento da covid-19.
De acordo com os dados desta segunda-feira (1º), o total de mortes pela doença no RS é o mais baixo desde junho do ano passado.
Em termos de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), também há diminuição consistente desde o final de agosto. Em 1º de setembro, havia 518 pacientes confirmados por infecção pelo vírus em internação. Um mês depois, eram 462 internados em leitos de UTI e, nesta segunda, são 451 pessoas. Em 27 de março, auge da terceira onda da pandemia, havia 2.626 pacientes internados em estado grave.