A Alemanha anunciou dois casos de infecções pela variante Ômicron do coronavírus neste sábado (27). Há ainda um caso suspeito em análise. A Itália também confirmou o primeiro caso em seu território neste final de semana. As informações são do Metrópoles.
Os dois casos verificados na Alemanha são no Estado da Baviera. Ambos entraram no país através do Aeroporto de Munique na quarta-feira (24), vindos da África do Sul. Já a suspeita está na região de Hesse.
Na Itália, a cepa foi detectada na cidade de Milão, em uma pessoa vinda de Moçambique.
A Bélgica foi o primeiro país europeu a detectar a variante Ômicron, na sexta-feira (26). Neste sábado, o Reino Unido também confirmou dois registros.
Além disso, a República Tcheca também examina um caso suspeito, vindo da Namíbia.
Na Holanda, 61 passageiros de dois voos procedentes da África do Sul testaram positivo para covid-19 ao chegarem a Amsterdã — há preocupação de que o contágio seja pela variante Ômicron. No Brasil, a Casa Civil informou na noite desta sexta-feira que as fronteiras com seis países africanos vão ser fechadas por causa da cepa.
Neste domingo (28), a Áustria detectou um primeiro possível caso da nova variante. Um viajante que voltou da África do Sul na semana passada testou positivo. Para confirmar, será feito um sequenciamento adicional nos próximos dias. As informações são da agência Reuters.
O total de casos de que se têm registro da variante Ômicron na Europa chega a sete.