Com 73% da população completamente imunizada, o Japão não registrou nenhuma morte por covid-19 no domingo (7). Esta é a primeira vez em mais de 15 meses, a última situação semelhante havia sido em 2 de agosto de 2020.
Os casos e mortes caíram drasticamente no país após a aceleração da vacinação. Atualmente, o Japão soma 1,72 milhão de casos confirmados da doença e cerca de 18,3 mil mortes. A capital Tóquio está há 11 dias com menos de 30 casos confirmados da doença por dia.
Com isso, o país anunciou que facilitará os controles de fronteiras a partir desta segunda-feira (8) para viajantes totalmente vacinados, exceto turistas, respondendo a pedidos da comunidade empresarial. Todos os que entrarem no Japão devem estar totalmente imunizados com vacinas reconhecidas pelas autoridades japonesas.
As categorias de pessoas que podem entrar no país incluem viajantes em visitas de negócios de curto prazo e longo prazo, incluindo estudantes estrangeiros e trabalhadores nos chamados programas de estágio técnico, com uma exigência de quarentena de 14 dias.
Escolas e empresas patrocinadoras devem apresentar documentos detalhando suas atividades e como serão monitoradas. O auto-isolamento de 10 dias para cidadãos japoneses e estrangeiros com permissão de reentrada será reduzido para três dias.
O Japão fechou suas fronteiras para praticamente todos os visitantes estrangeiros em janeiro, exceto para aqueles com permissões especiais e para fins humanitários.
Os casos diários caíram drasticamente desde setembro, em uma tendência geralmente atribuída a vacinações e uso extensivo de máscaras.