O novo intervalo entre as duas aplicações da vacina AstraZeneca/Oxford, reduzido de 12 para oito semanas, segue sem data para ser implementado no Rio Grande Sul. O anúncio da estratégia de diminuir o espaço entre as doses do imunizante distribuído pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi feito pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (15).
Até a manhã deste sábado (16), porém, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio de sua assessoria, afirma que não havia recebido oficialmente o comunicado sobre a diminuição do intervalo. Tão logo seja notificada, a SES informa que fará alteração na nota técnica e passará a seguir a recomendação do ministério.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também alega que não recebeu nenhum posicionamento do Estado. A pasta está se organizando, com avaliação de estoques, e nos próximos dias deve divulgar uma nota informando como e quando será realizada a mudança.
Em julho deste ano, a SES decidiu reduzir esse intervalo para 10 semanas, uma estratégia para garantir de forma mais rápida o esquema vacinal da população e conter o avanço da variante Delta do coronavírus.