O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (15), que vai reduzir de 12 para oito semanas o intervalo entre doses da vacina AstraZeneca/Oxford. No Rio Grande do Sul, o período adotado é de 10 semanas.
O Ministério da Saúde também informou que concluiu o envio de 100% de doses da AstraZeneca necessárias para completar o esquema vacinal de toda população adulta.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda não informou se vai diminuir o intervalo entre doses do imunizante distribuído pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), conforme orientação do governo federal.
Em julho deste ano, a SES decidiu reduzir esse espaço para 10 semanas, uma estratégia para garantir de forma mais rápida o esquema vacinal da população e conter o avanço da variante Delta do coronavírus.
Porto Alegre ainda aguarda posicionamento do Estado, mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Capital vai adotar a redução do intervalo para oito semanas. A assessoria da pasta informou que está avaliando os estoques de AstraZeneca e que, nos próximos dias, será divulgada uma nota informando quando ocorrerá mudança.