Duas instituições de saúde de Pelotas tiveram surtos de covid-19 divulgados nesta sexta-feira (23). Os locais atingidos foram o hospital Beneficência Portuguesa e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Fragata, uma das maiores da cidade.
Durante a semana, o Beneficência Portuguesa registrou um surto fora da ala de isolamento, destinada ao tratamento de pacientes com a doença. Já são pelo menos sete casos confirmados. Já na UBS Fragata, os casos aconteceram entre servidores. A prefeitura interditou o local nesta sexta e informou que "alguns profissionais" testaram positivo, mas ainda não divulgou quantas pessoas seriam.
Em ambas as situações, as autoridades informam que realizaram testagem de todos que tiveram contato com positivados, e que garantiram o isolamento de todas as pessoas contaminadas. Os surtos acontecem na mesma semana em que a região de Pelotas recebeu aviso de risco no Sistema 3As de monitoramento do governo estadual. A notificação foi justificada em razão do aumento de 20% no número de casos na última semana em relação aos sete dias anteriores.
Atualmente, o município alcança cerca de 60% da população total com quadro vacinal completo - ou seja, com duas doses ou dose única.