O governo do Estado emitiu, nesta quarta-feira (20), um aviso de risco para a região de Pelotas, no âmbito do Sistema 3As de monitoramento da pandemia de covid-19. O aviso se deve, segundo o Governo do Estado, ao aumento de 20% no número de casos na última semana em relação aos sete dias anteriores.
A incidência de novos casos na região de Pelotas foi de 112,5 por 100 mil habitantes na última semana. O indicador é a segundo maior entre as 21 regiões covid na última semana, sendo 67,1% superior à média estadual.
A região de Pelotas, conforme os dados estaduais, também registrou aumento de 24,1% nas internações por covid-19 em leitos clínicos. O governo do Estado acrescenta que, se considerado o período de 22 dias (entre 25 de setembro e 17 de outubro), o total de internados em leitos clínicos por covid-19 subiu 180%.
Já as internações mais graves pela doença se mantêm em queda. Na semana, as hospitalizações em UTI caíram 25,8%.
No texto em que detalha o aviso, o governo do Estado destaca que a região de Pelotas apresenta a quarta menor proporção de vacinados com esquema vacinal completo, entre as 21 áreas analisadas.
A emissão do alerta foi definida em reunião do gabinete de crise, realizada na manhã desta quarta-feira (20). A região de Capão da Canoa, que havia recebido avisos nas últimas três semanas, não recebeu novas notificações nesta quarta.