A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu adiar a publicação do decreto municipal que prevê a dispensa do uso de máscaras em lugares abertos. A nova medida, que não terá validade imediata, deverá ser publicada na edição de terça-feira (26) do Diário Oficial do município. A informação é da CNN.
O anúncio de que o texto seria publicado nesta segunda-feira foi feito no domingo pelo secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz. Segundo ele, para a medida valer, mesmo publicada em decreto municipal, ainda é preciso uma regulamentação do governo do Estado cujas regras ainda preveem uso de máscara em qualquer local. Com isso, a orientação é seguir a regra mais restritiva, ou seja, não dispensar a proteção em nenhum ambiente.
À CNN, o secretário estadual de Saúde Alexandre Chieppe confirmou que o Estado do Rio avalia liberar os fluminenses do uso obrigatório das máscaras, mas que a medida depende de alteração de lei estadual.
– Terá que, obrigatoriamente, passar pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – destacou.
O decreto, que deve liberar as máscaras em locais abertos, faz parte da segunda fase do plano de reabertura no município. O texto também poderá trazer a liberação para o funcionamento de boates e casas noturnas, que seguem fechadas, passando a funcionar com 50% da capacidade. Para os locais fechados, a máscara seguirá sendo exigida. Também segue mantida a apresentação de comprovantes de vacinação para o acesso a teatros, cinemas e pontos turísticos da cidade, o "passaporte da vacina".
De acordo com o Painel Rio Covid-19, a capital fluminense em 64,4% da população protegida com a segunda dose ou dose única do imunizante.