A Pfizer entregou ao Brasil mais 4,5 milhões de doses de sua vacina contra a covid-19 neste sábado (16), informou o Ministério da Saúde. Os imunizantes chegaram pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), em dois voos - um com 3,1 milhões de doses e outro com 1,3 milhão. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 94,2 milhões de doses da vacina da Pfizer já foram distribuídas neste ano.
Essa remessa faz parte do segundo contrato firmado entre Pfizer e o governo federal, de 100 milhões de novas doses entre outubro e dezembro. O cronograma de entrega prevê, apenas para outubro, mais de 51 milhões de doses: 35 milhões da Pfizer, 15,3 milhões de doses da AstraZeneca e 9,3 mil da CoronaVac.
Para novembro e dezembro, o Ministério da Saúde espera receber mais de 190 milhões de doses, divididas entre Pfizer, AstraZeneca, Janssen e remessas do convênio Covax Facility.
Até este sábado, o Brasil aplicou a primeira dose em 71% de toda a população e duas doses em quase 49% dos brasileiros, segundo dados do portal coronavirusbra1.github.io, que compila dados das Secretarias Estaduais de Saúde. Outros 2% receberam a terceira dose.
O Rio Grande do Sul é o terceiro Estado com a melhor cobertura vacinal do país: 73,6% dos gaúchos receberam uma dose e 55%, o esquema completo.