A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação de uso para o medicamento Verzenios (abemaciclibe), lançado no país pela Eli Lilly. O tratamento, que já era autorizado para tratar câncer de mama avançado ou metastático, teve a bula atualizada para incluir pacientes com câncer de mama precoce, com alto risco de recorrência.
Para receber essa nova indicação, foi feito um estudo com mais de 6,7 mil pessoas em 38 países, incluindo o Brasil. Os resultados do estudo mostraram que o medicamento, em combinação com terapia endócrina, reduziu a recorrência do câncer de mama precoce com receptor hormonal positivo (HR+) e com receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 negativo (HER2-) em 28,7% nos pacientes de alto risco.
A chance de recorrência aumenta de acordo com algumas características, como o câncer de mama que se espalhou para os linfonodos e evoluiu para um tamanho maior ou grau histológico mais alto do tumor. Estatísticas apontam que cerca de 20% a 30% dos pacientes com câncer de mama precoce HR+, HER2- desenvolvem a doença na forma metastática e incurável.
Aproximadamente 70% de todos os cânceres de mama são HR+ e HER2-, o subtipo mais comum. E cerca de 30% das pessoas diagnosticadas com câncer de mama HR +, HER2- precoce correm o risco de seu câncer retornar, podendo chegar a uma doença metastática incurável.