A prefeitura de Pelotas confirmou a suspensão temporária das aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saldanha da Gama após um funcionário testar positivo para o coronavírus. A decisão foi tomada pelo município, após a instituição notificar o Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E) nesta quarta-feira (29). Outras três pessoas que frequentam a escola estão com sintomas e são consideradas suspeitos de infecção.
Essa é a segunda escola que tem as aulas suspensas em Pelotas. A escola Joaquim Assunção teve um aluno positivado e também suspendeu as atividades na semana passada. A escola municipal Santa Irene teve um aluno que testou positivo, mas não suspendeu as atividades. Após uma visita da Vigilância Sanitária chegou-se à conclusão que o aluno não teve contato com outros setores da escola, diferente das outras duas instituições que os positivados tiveram contato com os demais alunos e funcionários.
Na manhã desta quinta-feira (30), a prefeitura recebeu notificação de um caso suspeito na Escola de Educação Infantil Jacob Brod. Agentes da Vigilância Sanitária farão uma vistoria no local durante à tarde para verificar se os protocolos estão sendo cumpridos.
Pelotas retornou com atividades presenciais nas escolas municipais no dia 25 de agosto iniciando pela Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. No dia 1º de setembro, retornaram os alunos de 3º a 5º anos, seguidos pelos de 6º a 9º e Ensino Médio, no dia 8 de setembro.