Em pelo menos 14 das 20 prefeituras consultadas por GZH na tarde desta quarta-feira (15), a vacinação contra a covid-19 de maiores de 70 anos que não moram em instituições de longa permanência (ILPIs) já começou ou está programada para ocorrer nesta quinta-feira (16) ou na sexta-feira (17).
Em outras cinco cidades das que mais receberam doses destinadas à vacinação de reforço de idosos ou D1 de adolescentes, do lote de 296.010 frascos da Pfizer enviado pelo Ministério da Saúde e recebido pelo Estado na segunda-feira (13), o processo de imunização desses públicos ainda está indefinido.
É o caso de Guaíba, que recebeu 1.506 doses, onde a Secretaria Municipal da Saúde se reúne nesta quinta (16) para definir quando iniciará a vacinação de adolescentes sem comorbidades e aplicará o reforço nos idosos com mais de 70 anos.
Em Bento Gonçalves, com 1.746 doses, a Secretaria da Saúde está vacinando todos os idosos das ILPIs e deve concluir até sexta (17). Depois, aguardará a confirmação das doses que irão para o município para fazer um drive-thru de aplicação, conforme a quantidade que chegar. Isso deverá ocorrer na próxima semana.
Na outra ponta, cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul, Viamão e Alvorada seguem imunizando o público idoso. Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, apenas o imunizante da Pfizer será usado para a dose de reforço.
Nesta quinta (16), Santa Cruz do Sul começa a vacinar pessoas com 70 anos ou mais que completaram seis meses da segunda dose ou dose única. Na mesma data, Gravataí atenderá aqueles com 85 anos ou mais, que receberam a segunda dose há seis meses.
Já na sexta-feira (17), será a vez de Santa Maria e Uruguaiana começarem a aplicar a dose de reforço. Pelotas prevê o início dos trabalhos somente para o dia 23 deste mês.
Confira as cidades
Porto Alegre - 40.734 doses
Poderão receber a terceira dose maiores de 70 anos e que receberam a segunda dose até 16 de março, independentemente do imunizante aplicado.
Caxias do Sul - 10.080 doses
A aplicação da dose de reforço (terceira dose) ocorre de forma escalonada. Nesta quinta (16), será para pessoas de 70 anos ou mais que receberam a segunda dose até 16/3.
Canoas - 5.388 doses
Começa a vacinação na próxima sexta-feira (17). Poderão receber a terceira dose os canoenses acima de 70 anos e que receberam a segunda dose até 11 de março, independentemente do imunizante aplicado. O atendimento acontece nos 27 postos de saúde, das 8h às 17h. A distribuição de senhas se encerra às 16h45min. É necessário apresentar documento de identidade e carteirinha com o registro das duas doses.
Pelotas - 4.932 doses
A aplicação da dose de reforço iniciará em 23/9, com um drive-thru no Centro de Eventos.
Gravataí - 4.350 doses
Começa nesta quinta (16), para pessoas de 85 anos ou mais que receberam a segunda dose há seis meses.
Passo Fundo - 3.990 doses
Ainda precisa finalizar a vacinação dos idosos das instituições de longa permanência (ILPIs) e vacinar os imunossuprimidos. Só depois será definida a data do início da vacinação dos acima de 70 anos que não moram em ILPIs.
Santa Maria - 3.870 doses
Começará na sexta (17), das 8h às 12h. Serão vacinadas pessoas de 85 anos ou mais que receberam a 2ª dose até 11 de março. Mais informações aqui.
Alvorada - 3.624 doses
A vacinação segue nesta quinta (16) para pessoas de 80 anos ou mais que tenham feito a segunda dose até o dia 16 de março será realizada no Ginásio Municipal Tancredo Neves, das 8h às 12h e das 13h às 20h. Levar cartão SUS e carteira de vacinação. Se for acamado com 85 anos ou mais, a vacinação será feita por agendamento pelo telefone (51) 3044-8711.
São Leopoldo - 3.606 doses
Na quinta (16) e sexta-feira (17), a dose de reforço será disponibilizada para pessoas com 70 anos ou mais. Para isso é necessário que a segunda dose, ou dose única, tenha sido feita há mais de seis meses e é obrigatória a apresentação da carteirinha e documento com foto. O idoso também não pode estar tomando antibiótico.
Para facilitar o acesso do público, a prefeitura montará um sistema exclusivo para esse público com drive-thru no campus da Unisinos, sem cobrança da entrada do estacionamento, pelo Acesso 1 da Avenida Unisinos. Além disso, uma fila especial para vacinação de reforço para idosos a pé será disponibilizada no Ginásio Municipal Celso Morbach, na Av. Dom João Becker. O atendimento ocorre nos dois dias, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h.
Viamão - 3.534 doses
Continuarão sendo atendidos idosos com 85 anos ou mais que já tenham completado seis meses de vacinação. A vacinação estará disponível nas 18 unidades de saúde da cidade.
Novo Hamburgo - 3.066 doses
Outro drive-thru para a dose de reforço está marcado para sexta-feira (17), das 9h às 16h, na Fenac. Será para pessoas com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose de qualquer imunizante até dia 17 de março. E para pessoas de qualquer idade com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose de qualquer imunizante ou dose única até dia 20 de agosto.
Sapucaia do Sul - 2.628 doses
Idosos com 70 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose (de qualquer imunizante) há pelo menos seis meses podem agendar a vacinação da dose de reforço no site: www.minhaagendavirtual.com.br/sapucaiadosul
Uruguaiana - 2.268 doses
Começa na próxima sexta (17), para pessoas com mais de 80 anos, com segunda dose aplicada até 17 de março. A vacinação será feita no Drive-Thru da Aduana, das 8h às 16h, e nas unidades de saúde, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Santa Cruz do Sul - 2.214 doses
Começa nesta quinta-feira (16), para 70 ou mais que completaram seis meses da segunda dose ou dose única.
Rio Grande - 2.124 doses
A programação para este grupo começa na próxima sexta-feira (17).
Bagé - 1.776 doses
Segue a vacinação para 85 anos ou mais. A aplicação é realizada no ginásio São Pedro, das 12h às 18h. Para acamados, mediante agendamento a equipe vai até à residência.
Bento Gonçalves - 1.746 doses
A Secretaria da Saúde está vacinando todos os idosos das ILPIs e deve concluir até sexta (17). Depois, aguardará a confirmação das doses que irão para o município para fazer um drive-thru de aplicação, conforme a quantidade que chegar. Isso deverá ocorrer na próxima semana.
Erechim - 1.542 doses
Idosos que vivem em lares de longa permanência seguem sendo imunizados para, em um segundo momento, outros públicos passarem pela dose de reforço.
Guaíba - 1.506 doses
Secretaria Municipal da Saúde se reúne nesta quinta (16) para definir quando iniciará a vacinação de adolescentes sem comorbidades e aplicará o reforço nos idosos.
Esteio - 1.386 doses
Os detalhes sobre como será a imunização desse público, como horário e local, estão sendo definidos pela Secretaria Municipal da Saúde e serão divulgados nos próximos dias.