O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) confirmou, na manhã desta sexta-feira (17), a descoberta de três casos da variante Delta em surtos de coronavírus enfrentados pela instituição. Três amostras de secreção coletadas em duas áreas foram submetidas a sequenciamento genômico em laboratório do HCPA e apontaram a presença da cepa, mais transmissível e identificada pela primeira vez na Índia.
Esses casos se referem a infectados em uma área de internação do sétimo andar e na creche que recebe filhos de funcionários. O surto na área escolar está encerrado, uma vez que não houve registro de novos diagnósticos nos últimos 14 dias.
Na unidade de internação, o surto é considerado controlado, sem mais registros desde 9 de setembro. Ao todo, as crises que acometeram esses dois locais provocaram 28 casos de covid-19 e seis óbitos.
Na quinta-feira (16), o HCPA comunicou um terceiro surto, desta vez atingindo o Centro de Tratamento Intensivo para covid-19, onde oito profissionais testaram positivo. Um dos colaboradores está internado no setor, mas sem necessidade de ventilação mecânica, e os demais colegas apresentam quadros leves da doença. Nas últimas 24 horas, não foram verificados outras ocorrências.